Percussão
Jovem, divertido, arrojado e enérgico são apenas alguns dos muitos adjetivos com que qualificamos o nosso grupo de percussão. Com provas dadas e muita experiência adquirida, tanto a nível nacional como internacional, percorreu já praticamente todos os continentes e é muito requisitado para eventos variados.
Grupo de Zés P'reiras
Os grupos de Zés P’reiras são uma das mais antigas tradições populares portuguesas, em especial da região norte do país. O grupo de Zés P’reiras da Equipa Espiral nasce da vontade de manter vivo este tipo de expressão popular, assim como de incutir nos mais jovens o gosto e o respeito por esta tradição. Contudo, o nosso grupo vai além de tocar música dentro do repertório popular e de atuar de traje tradicional.
Face aos desafios propostos aquando do convite à participação em eventos temáticos, o grupo desenvolveu novas músicas, novas coreografias e novos trajes. Seja um cortejo tradicional, uma recriação histórica ou uma festa temática, o Grupo de Zés P’reiras da Equipa Espiral é capaz de oferecer uma atuação personalizada.
Grupo de Gaitas
A acompanhar muitas vezes o grupo de Zés P’reiras, temos o Grupo de Gaitas. Com um repertório muito rico, os gaiteiros trazem um toque especial e uma musicalidade única ao espetáculo de percussão.
Sons do Mundo
O grupo de percussão Sons do Mundo é um projeto vocacionado essencialmente para espetáculos de palco. É constituído por elementos que fizeram o seu percurso pelos Espiralitos e pelos Zés P’reiras.
Como o próprio nome indica, trata-se de um grupo que executa músicas de todo o globo. O seu primeiro espetáculo, integrado no programa cultural da Braga Capital Europeia da Juventude 2012 e realizado no Teatro Circo, levou o público numa volta ao mundo através da música, dança e teatro. Uma atuação que contou com a participação de outros setores da Equipa Espiral e que marcou um dos pontos altos desta associação.